Prancheta #2: jogo de xadrez de Manchester
![]() |
"Garry Kasparov balançou a cabeça enquanto terminava o prato
de salada. Usou as mesmas palavras pela terceira vez: “É impossível”. Já falava
com um tom de irritação na voz. Pep Guardiola insistia em lhe perguntar as
razões pelas quais considerava ser impossível competir com o jovem mestre
Magnus Carlsen, o mais promissor enxadrista do momento."
Assim começa o livro Pep confidencial de Martí Perarnau, traduzido pelo editora Grande área para o Brasil. Um papo entre um dos maiores treinadores do mundo com um dos maiores enxadristas (jogador de xadrez) que já existiu.
Neste sábado Manchester United e Manchester City fazem o clássico da cidade pela Premier League, e o ingrediente principal do confronto é o duelo José Mourinho x Pep Guardiola. Este início do livro tudo a ver com o jogo e com o que os treinadores se tornaram no meio do futebol.
O termo jogo de xadrez para uma partida de futebol nem é algo tão novo, mas o conceito de treinadores estrelas sim. Dos antigos há os Rinus Michels da vida, os Telês Santanas e entre outros. Há também os Cruyfs e Beckenbauers, mas este foram grandes jogadores, então são ídolos de antes de dirigir os clubes.
![]() |
O diferencial é que eles representam uma ideologia, um estilo de jogo com que cada um se identifica e torna algo como um politica de estado, quase como se um fizesse ser time ser de esquerda ou de direita. O de Guardiola mais ofensivo, complexo, com longa troca de passes, o jogo de posição. O de Mourinho mais defensivo, simples, o jogo reativo. Não há certo nem errado, apenas conceitos de jogo.
O estilo de Mou é mais pragmático, requer menos tempo de trabalho porém é muito eficiente. O maior problema do português é por vezes desgastar muito seus jogadores e perder o time - aconteceu há pouco no Chelsea. Pep também tem alguns problemas de relacionamento com jogadores do clube dele, Yaya Toure e a prova disso, é um personagem mais "legal" do que o mal-humorado Mourinho.
Já fizeram vários duelos memoráveis entre Barcelona x Real Madrid, além do Barça e Internazionale de 2010. Agora são rivais da mesma cidade.
![]() |
Ainda há coisas no time de Pep para evoluir em seu estilo de jogo, menos no de Mourinho |
Um jogo com muitas estrelas, Ibrahimovic, Pogba e Rooney de um lado, Bravo, de Bruyne e Silva do outro.
Na Premier League ambos tem 100 % de aproveitamento e são dois dos favoritos ao título.
Amanhã não há favoritos, o United tem a vantagem de jogar em casa e de contar com todos os jogadores, o City não pode escalar Agüero, machucado. No maior campeonato do mundo no momento - mais rico também - , o clássico com a maior ansiedade na atualidade.
Tem tudo para ser um grande jogo, ingredientes não faltam.
![]() |
Manchester United x Manchester City
Premier League, 4° rodada, Old Trafford
Manchester United: (4-2-3-1) De Gea, Valencia, Bailly, Blind e Shaw; Fellaini e Pogba; Mata, Rooney e Martial; Ibrahimovic. José Mourinho.
Manchester City: (4-1-4-1) Bravo, Zabaleta, Stones, Otamendi e Clichy; Fernadinho; Sterling, De Bruyne, Silva e Nolito; Ihenacho. Pep Guardiola.
![]() |
0 comentários:
Postar um comentário