BR-16 #19: Ripa na chulipa! O primeiro turno é verde


Pela primeira vez nos pontos corridos o primeiro turno é verde. 

Troféu Osmar Santos para o Verdão, entregue pelo jornal "Lance!". 

Mesmo sem convencer a equipe venceu o mediano Vitória no Allianz Parque - como sempre, com bom público - e ficou na liderança por causa disso (36 pontos). Precisa jogar mais, quando Gabriel Jesus voltar, a tendencia é essa. 

O Palmeiras encontrou um novo esquema sem os olímpicos Jesus e Prass. Jailson e Barrios no lugar deles foram muito importantes na última vitória, o argentino paraguaio participou dos dois gols - o goleiro Cuca escalou porque confiou nele, Barrios porque não tinha escolha.

Com um elenco enorme, sempre deixará bons jogadores no banco, por isso Cuca precisa saber dosar a equipe e se for o caso, preparar o time para cada jogo. Não pode perder o grupo.

Agora na ponta, vê Atlético-MG em segundo (35), em terceiro o Corinthians (34), em quarto o Flamengo (34), em quinto Santos (33) e em sexto o Grêmio (32) com um jogo a menos - esqueci o Furacão de propósito, não acredito que brigue para ser campeão.

Dos sete primeiros o Palmeiras só enfrenta o Flamengo em casa, todos os outros jogos contra os líderes é fora. Pode ser um ponto de desequilíbrio neste campeonato tão equilibrado.

Previsão antes do início do campeonato


No momento quem mais assusta os verdes é o Galo. Com um ataque ousado, digno de quatro atacantes talentosos - mesmo que seja no 4-2-3-1 - com Maicosuel, Pratto, Robinho e Fred - Cazares machucado pode entrar neste quarteto. Treinado por Marcelo Oliveira a defesa é um problema sabido e recorrente do time, não tem feito diferença nas últimas partidas porque o ataque tem dado conta do recado.

Em crescimento também vem o Flamengo, ainda sem estrear Diego e mesmo com Marcio Araújo ainda de titular. Com Mancuello na melhor fase dele na equipe todo o funcionamento do time cresceu. Assusta o Rubro-negro é o time dormir em alguns jogos e tomar empates ou derrotas.

Na sequencia o Corinthians vem bem, arrumadinho, tranquilo, somando pontos quando menos se espera e apesar de todos os problemas no ano, fecha o turno no G-4 do BR-16. Este é o lado meio cheio do copo que o corintiano não está vendo, por isso vaia Cristóvão. O problema verdadeiro do time é o ataque, a falta de poder de fogo, culpa da diretoria. Por isso é difícil acreditar no hepta.

Fora do G-4, mas podendo ser líder já na próxima rodada o Santos vive de decepções e grandes resultados. Com desfalques a todo momento na competição, de várias maneiras, consegue bons resultados, principalmente em casa. Porém cede outros pontos fundamentais. Outra coisa que pesa e pesou contra o América é Lucas Lima. Com a cabeça na Europa esqueceu de jogar bola.

O sexto, último na tabela dos candidatos ao título -  que pode ser o segundo se vencer o Botafogo no jogo que falta - é a equipe de melhor troca de passes e equilibrada entre todas. Mas com elenco curto e o problema da bola aérea defensiva pode acabar com as expectativas tricolores.

No Z-4, o América da sinais de melhora, mas não parece ser o suficiente para escapar. Acredito em Cruzeiro e Botafogo conseguindo escapar do descenso. A Raposa tem um elenco muito bom e deve crescer com Mano, o Fogão tem um elenco fraco, mas bem organizado e comprometido.


Muita bola para rolar ainda neste campeonato, muitas coisas vão mudar até dezembro. Existem apenas cinco times no limbo da tabela, podem virar para qualquer lado dela no final, a Copa do Brasil pode mudar bastante coisa no decorrer da competição também.

Vencer o turno só não é garantia de título em três oportunidades dos pontos corridos, mas neste ano, com o equilíbrio enorme que temos, o campeão do turno parece menos relevante que em outros anos.

*****

Na próxima rodada os primeiros colocados se enfrentam.

Grêmio x Corinthians - Arena Grêmio

Santos x Atlético-MG - Vila Belmiro

Atlético -PR x Palmeiras- Arena da Baixada.

O Flamengo que pega o Sport, no clássico de 1987 em Recife.


Osmar Santos

O Pai da matéria narrou Palmeiras 1x1 Corinthians, final do Campeonato Brasileiro de 1994. Terminou com título alviverde.

De lá pra cá, nunca mais o Palmeiras foi campeão brasileiro, nem Osmar narrou.



0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga