Zerados


Vou fazer algo que toda revista, site, jornal, blog, programa de TV e afins fazem todos os anos, listar os favoritos para o Campeonato Brasileiro. Sabemos que a maioria das previsões é furada, mas não é porque o futebol é uma caixinha de surpresas nem porque é o mais equilibrado do mundo. De fato desde 1993 houve 11 campeões brasileiros diferentes, no mesmo período a Inglaterra teve seis o Manchester United com 13 troféus o maior. E agora o Leicester com o último – vou falar mais dele depois.

Sabemos que é equilibrado, mas o que faz com que a projeção fique mais difícil que em outros campeonatos ao redor do mundo é o decorrer da competição, os asteriscos. Mas o que são eles afinal? São aquelas partidas que não basta apenas olhar pra a tabela e já ser possível supor as definições do jogo. Exemplo: jogadores na seleção, mandantes em campo neutro, poupados por causa da Libertadores, foco no Mundial e etc.

Essas coisas mudam com a cara do campeonato, sem falar na janela do verão europeu que vem tirar os jogadores de seus clubes, os que trocam o elenco e técnico 10 vezes durante a competição, Copa do Brasil, Sul-Americana… Tudo influência no decorrer da competição e não pode ser imaginado antes do início dela com quem vai acontecer.

O Campeonato Espanhol – previsível demais para alguns – será decidido na última rodada, isso não acontece no Brasil desde 2011. Na Inglaterra o Leicester foi campeão com duas rodadas de antecedência. Por mais que a façanha de tão grande não possa servir de exemplo para outros times, não custa nada sonhar. Chapecoense, América-MG, Ponte Preta podem se inspirar.

Vou arriscar, mas por hoje vejo Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG como candidatos ao título. O Timão porque Tite e seus jogadores vencem os jogos pequenos e em casa. O Palestra porque ainda tem um grande elenco – com mais nomes novos, menos no total – um técnico competente e parece que não perderá seus jogadores. O Tricolor ainda mantêm a boa base do ano passado e produz um bom futebol – precisa de ajustes. O Galo pode ser eliminado pelo São Paulo na Libertadores – faria dele ainda mais favorito – porém tem um elenco com boas opções no ataque e com jogadores capazes de decidir jogos, são bons em casa também.

Hoje começa o Campeonato Brasileiro (Serie A), se seu time participa dele, não importa o tamanho da torcida, do dinheiro, do patrocinador, dinheiro da TV, jogadores… Começa com o mesmo número de pontos: zero.

Matéria publicada no jornal O Atibaiense em 14/05/2016

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga