Capita morreu. Conhecia?


No Redação Sportv de quarta feira, André Rizek chamou atenção por só Gabriel Jesus, entre os jogadores da seleção brasileira, prestar homenagem a Carlos Alberto Torres, o Capita, após sua morte na terça-feira. A questão aí não é nem a falta de solidariedade, é a falta de noção de futebol, prova o quanto a maioria dos jogadores pouco conhece dos craques do passado. 

Robinho já recebeu um elogio de Nilton Santos, agradeceu, mas não sabia quem era. Coutinho em uma entrada ao vivo foi surpreendido ao ser perguntado sobre o “you'll never walk alone” do Liverpool, disse não saber muito de inglês ainda, mas só provou que na verdade não conhecia o principal grito da torcida do clube dele.

Não dá para obrigar o jogador de futebol a conhecer tudo sobre o passado do esporte, isso também não fará dele melhor, mas seria importante, deveria fazer parte o jogador conhecer as características do clube onde joga e sua história. 

Lugano ao ser perguntado por Juca Kfouri : “você brincava de ser Obdulio Varela quando era criança?”. Respondeu: “no se brinca com los dioses”. Por mais que possa parecer exagero, provou que conhece do futebol do próprio país.

Dunga na passagem recente pela seleção escolheu Jairzinho para ser um dos auxiliares pontuais, imagino como deve ter sido a reação dos jovens brasileiros ao ver Furacão da Copa indo dar dicas. Provavelmente muitos não sabiam quem era.

Jogador muitas vezes não gosta de futebol, a maioria nem vê os jogos durante a semana, são dependentes do que o treinador passar do adversário. Se amanhã ou depois um técnico falar que o Peñarol é um time pequeno, muitos irão engolir.

Capita era sensacional, era um fora de série dentro de campo que além da liderança tinha enorme qualidade para atacar e defender, já dava a pinta do “lateral moderno”. O quarto gol na final da Copa de 1970 beira a perfeição do jogo trabalhado e coletivo. Tomara que alguns jogadores tenham ao menos descoberto quem foi Carlos Alberto Torres após sua morte.

Matéria publicada no jornal O Atibaiense em 29/10/2016 

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga