Análise tática: Regra de impedimento e estratégia Arrigo Sacchi


A regra de impedimento sempre causou muita confusão pra quem gosta e principalmente para quem não é muito fã de futebol.

Primeiro: o jogador está em impedimento se na hora do passe, tiver menos de dois jogadores adversários antes da linha de fundo e ele após o meio do campo.

Atrás da linha da bola não há impedimento.

Ou seja, para ter condição legal o jogador precisa estar, na hora do passe (não quando dominar a bola), com dois jogadores depois (quase sempre um deles é o goleiro) dele e a linha de fundo.

No lateral não existe impedimento, o lance do "gol da água" de Ronaldinho contra o São Paulo mostra bem isso.



Outro jeito de usar bem essa regra aconteceu com o time de Arrigo Sacchi. Técnico do Milan na década de 80 e 90 e técnico da seleção italiana na Copa de 1994, foi um revolucionário enquanto técnico.

Tinha uma ideia até maluca no impedimento, de mandar todos defensores pra frente em uma jogada em que fosse se aproximando do ataque. O time adversário e os bandeiras ficava, sem saber o que fazer, induziam ao erro os bandeirinhas, que muitas vezes de maneira equivocada, marcavam impedimento.



Em 1991 foi criada a regra de mesma linha, com o ataque ganhando força, assim o jogador fica em condição legal se estiver junto do penúltimo jogador. 


Essa ideia de Sacchi na defesa não chegou a ser usada por outros times, requer muito treinamento com um risco muito grande de dar errado. Com ele o time foi bicampeão da Liga dos Campeões em 1989-90 e 1990-91, último a conseguir o título seguido. 

Mesmo assim os times, como há muito tempo, mantem suas linhas de 4 atrás, ficando atento com bolas paradas para avançar e deixar os rivais impedidos.

Hoje um jogador só está impedido, se ele participa do lance tocando na bola ou disputando-a.

Com às tecnologias hoje, por mais difícil que seja o lance de impedimento, ele é visto no tira teima, deixando o claro.

Mesmo assim não são usados de maneira oficial pelos árbitros como no tênis. E nos lances fáceis ainda contam com erros absurdos de juízes como no clássico Santos x Corinthians em 2012.


A tecnologia bem aplicada só ajudaria o esporte.




Em lances de gol já foi utilizado na Copa do Mundo e em campeonatos da Europa.


0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga